sábado, 10 de dezembro de 2011

300 Km - Aracaju (SE) x Maceió (AL) - Episódio 4


Nas três postagens anteriores narrei uma prova razoavelmente tranquila para a equipe SóCanelas x Bsb Parque, todos os integrantes haviam contribuído com três percursos de aproximadamente 15 Km, não haviam relatos de lesão, apesar do clima quente, da umidade e das inúmeras subidas e descidas.

Os obstáculos que estavam por se apresentar naquela tarde ensolarada de domingo, 26 de novembro de 2011, era algo indescritível, ou seja, paisagens maravilhosas como vocês verão adiante, más, com uma altimetria "ingrata".


Pedro Ivo começou o novo ciclo de participações do grupo, era o derradeiro trecho para cada um dos integrantes.

Sexto trecho, altimetria variando entre 04 e 46 metros, avaliação do manual técnico da prova "DIFÍCIL".

Início no Trevo das Palmeiras, passando por Jequiá da Praia e terminando ao lado de uma plantação de cana de açucar.

Nesse trajeto estive no carro de apoio e me emocionei muito com a garra do amigo Pedro Ivo, era calor demais, sem sombra de dúvidas, aquele finalzinho de prova exigiria mais atenção com a hidratação, a prova se tornava seletiva.


A seguir, Samuel Toledo correu o sétimo trecho, o cenário à nossa direita era maravilhoso, Lagoa Azeda, Praia do Gunga, um contrasenso terrível.

O Samuca, que ousadia minha heim! corria ao lado de um cenário paradisíaco e por pouco, muito pouco mesmo, não barganhou um Sítio em Pontal do Peba, veja a placa ao lado.

Diversão à parte, vamos ao que interessa, percurso avaliado pela organização da prova como "DIFICIL".

Eu queria saber o que era fácil naquela tarde! - altimetria variando entre 04 e 55 metros... sol + sol + sol + calor + asfalto quente.

Se fosse lá em Minas Gerais alguém logo falaria: "tem bas um trem dessnão".

Oitavo trecho, de cara comecei subindo pirambeira, pensei... táva muito bão para ser verdade.

Sofri dimaiiis da conta sô. Novamente, percurso "DIFÍCIL", altimetria mínima de 09 e máxima de 57 metros.

Para os que conhecem o litoral Alagoano o término do trecho ficava entre a Barra de São Miguel e a Praia do Francês... e eu correndo naquele sol...vai entender!





O final do percurso era no Posto Maré Alta na AL-101. Essa foto ao lado demonstra o cenário que nos envolvia.

Agora o asfalto ia pegar fogo juntando o calor fenomenal e a velocidade com que o tênis do Fernandes tocava ao solo.

No manual técnico, que foi elaborado levando em conta "pace" de 5min/Km, havia a previsão que o trecho seria corrido entre 15:00h e 16:15h.

Na matemática, como estavamos um pouco mais rápido que os 5min/Km, penso que ele iniciou sua corrida por volta das 14:50h.

A altimetria do percurso era favorável, variava entre 03 e 09 metros, porém, até mesmo o nosso valoroso atleta, padeceu com o calor intenso.

Ele correu entre o Posto Maré Alta e o Artesanato da Ilha em Marechal Deodoro. A maior preocupação da equipe era a retenção do trânsito naquele final de tarde na AL-101.

Wilson Bomfim, décimo e derradeiro trecho, que levaria a equipe SóCanelas x Bsb Parque a terminar os 300 Km na terceira colocação geral, perfazendo 24 horas e 02 minutos, pace global de 04:48min/Km.

Nessa toada, Passamos pela Lagoa do Mundaú, Praia da Avenida, Porto, Praia de Pajuçara.

O percurso era extremamente favorável, entretanto, lembrem-se: já havíamos corrido nada menos que 285/290 Km.

A superação e a firmeza de propósito são os predicativos que contextualizam essa última tarefa.


Era final de tarde quando concluímos o percurso da Ultramaratona de Revezamento 300 Km - Aracaju x Maceió. Afirmo e reafirmo: "foi uma experiência inesquecível".

Ao longo das narrativas, talvez eu possa ter pintado os cenários por demais rebuscado, más, você só conseguirá entender o que vivenciei, o que compartilhei, quando estiver no seio dos corredores que repetirão a dose em 2012 ou que estarão se aventurando pela primeira oportunidade.

Se o criador permitir e meus parceiros de corrida assim desejarem, retornaremos em 2012. Que Deus abençôe e ilumine o caminho de todos os gladiadores que participaram dessa saga.

Foto: Gilmar Farias


4 comentários:

  1. Silvestre,
    Lindo relato! Fico emocionado só de lembrar aquela doideira que era correr no asfalto pegando fogo. Gostoso de ver as transições e o apoio das equipes.
    Estive em BH nesse fim de semana e muita gente perguntou desse pace incrível de vocês durante os 300km. Eu afirmei para todos que vocês pertencem a outra classe de corredores, são aparentados dos quenianos.
    Já aguardamos SóCanela/Bsb Parque para o desafio de 2012: Salvador x Aracaju.
    Um fraterno abraço!
    Gilmar

    ResponderExcluir
  2. Gilmar,
    Vocês da Coordenação de Prova nos deram um belíssimo presente de final de ano, foi maravilhoso estar participando da Ultramaratona 300 Km Aracaju x Maceió.
    À medida do possível estou tentando divulgar e demonstrar a magnitude desse evento.
    Acredito que 2012 vai ser o ano da prosperidade para o desafio.
    Anote o que estou lhe dizendo. Vamos divulgar. Também estou com saudades de todos que participaram, atletas, motoristas, equipes de apoio, fotógrafos (rsrsrsr), ribeirinhos... de absolutamente tudo!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pelo seu maravilhoso relato Silvestre.
    Também acho que foi uma experiência maravilhosa!
    Sinceros parabéns a todo pessoal da sua equipe, que deram um show de corrida e de corredores.
    Espero nos encontrarmos em 2012.
    Abraços,
    Marcos Gelinho.
    Equipe Magnum Runners.

    ResponderExcluir
  4. Marcos,
    Também espero encontrá-los em 2012, aqui em Brasília, em nossas resenhas, comentamos muito sobre a acolhida com que fomos recebidos. Foi super gratificante compartilhar experiências com os 65 desbravadores (corredores), assim, CORRER É PAIXÃO. Desejo a todos um Feliz Natal e maravilhoso Ano Novo.

    ResponderExcluir

Aos leitores do blog "Correr é Pura Paixão" deixo meu profundo agradecimento. Aguardo seu comentário, uma vez que a participação de vocês é de grande importância para o aprimoramento dos relatos.

Ultra abraço,

Dionisio Silvestre