terça-feira, 1 de outubro de 2013

7ª Maratona Internacional de Foz do Iguaçu - 2013


Após aquele susto que levei durante a 2ª Day Night Run 12 horas - Valinhos/SP, prenúncio de lesão no tendão do pé direito, optei por colocar o pé no freio e reduzir os treinos semanais para tentar reequilibrar o "velho chassi SLV4.9STR", uma vez que esses desencontros estruturais poderão atrapalhar as provas que almejo participar futuramente.

Enxergando o futuro - Ocorre que, em fevereiro de 2014, estarei celebrando meio século de vida. Nessa condição, pretendo comemorar a data em grande estilo, de que forma? - preparando a minha mochila e o "novo chassi SLV5.0STR" para aquela que será a terceira jornada na Comrades Marathon na África do Sul!!! que delícia!!!

Nesse cenário, o desafio passou a ser conciliar a redução dos treinos com a manutenção da performance. Isso pode Arnaldo? - confesso que ainda não tenho certeza, estou tentando!!! nessa fase experimental corri 3 ou 4 vezes na semana e nos intervalos fiz fortalecimento muscular na academia. O treino mais longo da semana ficou por conta de um intervalado de 24 Km (1 Km andando e 2 Km correndo).


Percurso da Maratona de Foz do Iguaçu
Maratona no caminho - Nessa reengenharia, recordei-me que havia feito a inscrição para a 7ª Maratona Internacional de Foz do Iguaçu/PR, uma prova belíssima, no início da primavera, que tem como plano de fundo, a natureza que envolve a região da Usina da Itaipu Binacional e o caminho que nos leva ao Parque Nacional do Iguaçu. A gente não sabe se corre ou fica deslumbrado olhando as paisagens!!! Veja o percurso!!!

Este ano o evento contou com a participação de 2.111 corredores(as), distribuídos(as) em três provas: 761 nos tradicionais 42.195 metros da Maratona, 350 atletas na maratona de revezamento em duplas; e os demais na prova dos 11.5 km, essa última com largada e chegada dentro do Parque Nacional de Iguaçu.

Nostalgia - No ano passado, com grata satisfação completei a Maratona de Foz em 03 horas e 30 minutos, assim, consegui a qualificação para a Comrades 2013, com direito a largar com a galera do portão "C", que é destinado aos atletas que completam os 42 Km entre 03h20min e 03h40min. Seria maravilhoso repetir essa marca novamente!!!

De olho no clima - Esse ano, dava a impressão que o inverno não queria ir embora e a primavera, com todo a sua magnitude, insistia em assumir o seu lugar. Não deu outra, na semana que antecedeu a prova, foram mudanças e mais mudanças bruscas no clima. Mais uma preocupação para os corredores. Essa preocupação aumentou quando os sites de meteorologia passaram a prever, para a região de Foz do Iguaçu, temperatura em torno de 16 graus para o horário da largada. Havia indícios de muita chuva para o domingo.


Casal 50!!!

Hora de viajar - No sábado, 28 de setembro de 2013, véspera da corrida, levantei cedinho e peguei a estrada que liga Guaíra a Foz do Iguaçu, algo em torno de 240 Kms. Fui direto ao local de entrega dos kits, que, diga-se de passagem, ficou muito bem organizado pela Equipe do SESC de Foz do Iguaçu.



Onacir Marcondes (04:50:03)


Logo na entrada do estacionamento externo do SESC de Foz do Iguaçu, fui alertado pela esposa que havia um atleta vestindo a camisa da Comrades Marathon de 2013Não imaginei que iria encontrar um "Companheiro" na prova. Conversa vai, conversa vem, descobri que tratava-se de Onacir Marcondes.



Em virtude da excelente organização da prova, a entrega do kit não demorou praticamente nada. Confiram a estrutura montada para recepcionar os corredores!!!





Sem perder tempo, fui conferir a galeria de fotografias da Maratona Internacional de Foz do Iguaçu, que estava exposta no saguão de entrada do SESC.




Atmosfera contagiante - No domingo, 29 de setembro de 2013, acordei às 04 horas da madrugada para não perder o café da manhã que foi servido pelo Hotel Lanville Palace Athénée. Logo a seguir, por volta das 04:45, embarquei em um dos ônibus que a organização da prova disponibiliza para levar os atletas dos hotéis conveniados até o vertedouro da Usina de Itaipu, local da largada.


Lindenbergue Nunes (02:46:26)

Não posso deixar de enaltecer a atmosfera que envolve esses momentos antes da largada. É contagiante, para onde quer que você olhe, enxerga grupos de pessoas se abraçando, falando sobre suas últimas aventuras, seus sonhos concretizados, de vida e de corrida, e porque não mencionar, sobre lesões e superações.




É impossível não associar aquele momento de confraternização ao ambiente da nossa família. Rever amigos de longa jornada não tem preço. Resumindo!!! - São muitas amizades, que foram sendo construídas ao longo da vida e à custa de muito suor.

Pouco antes da largada encontrei Sebastião Santos de Brasília/DF e comentei que aquela temida previsão de chuva não se confirmaria. De toda a sorte, o clima iria colaborar muito com atletas ao longo daquele dia.


Foto: Carlos Novais - http://www.eucorro.com

42.195 - O número mágico - A partir das 06 horas as largadas foram sendo feitas em sequência. Em primeiro momento a Categoria Cadeirante, depois a Categoria AcD, logo a seguir Elite Feminina e pontualmente às 06 horas e 30 minutos foi dada a largada da 7ª Maratona Internacional de Foz do Iguaçu (Elite Masculina, Comerciários, Faixa Etária Masculina e Feminina, Revezamento).


Foto: Carlos Novais - http://www.eucorro.com

Os cinco primeiros Kms serviram para ajustar o ritmo a ser seguido na prova. No primeiro Km o Garmin avisou!!! pace 04:41 (forte); no segundo Km, pace 04:56 (ideal), no terceiro Km, pace 04:23 (forte demais); no quarto Km 04:59 (dentro da meta); no quinto Km o ritmo estava ajustado: 04:46. Nessa luta inicial luta contra o relógio, corri lado a lado do disciplinado amigo Tião Santos. 


Foto: Sandro Cabral - http://www.eucorro.com
Francisco Lima, nº 379, 70 anos, (04:09:00) 
A conversa fluía naturalmente e as piadas eram o forte da dupla. Demos boas gargalhadas a respeito das peripécias do Senhor Francisco Lima,  nº 379, 70 anos, de Goiânia/GO, que no decorrer dos 12 primeiros Kms, insistia em aumentar o ritmo freneticamente em alguns momentos!!! Até agora não consegui entender porque ele fazia aquilo!!!

O pace de corrida estava confortável, todavia, percebi que o amigo Tião estava diminuindo o ritmo, talvez para se preservar para as subidas fortes que estavam logo à nossa frente. Acredito que estávamos por volta do Km 17, ou seja, um pouco antes da subida mais complicada, que fica entre os Km 18 e 20. Acompanhe o gráfico abaixo e veja o nível de inclinação naquele trecho.



Half Way - O fato é que na subida mantive a passada ajustada para fechar o Km 19 em 05:29. No ritmo que eu havia planejado, passei pela marca da Meia Maratona em 01 hora e 42 minutos. Nessa toada e com muita confiança, não demorei para enxergar a Ponte do Rio Tamanduá, que fica pouco antes do trevo de acesso ao Aeroporto de Foz do Iguaçu, aproximadamente 25 Km de prova. Era o momento de respirar fundo e manter o ritmo.

Um pouco mais à frente estava o Portão de Acesso ao Parque Nacional do Iguaçu, entre os Kms 31 e 32. Aproveitei aquela pequena descida para soltar as canelas, resultando no pace de 04:41. Excelente para aquela altura do campeonato!!!

Eu tinha consciência que mais uma etapa dolorosa ainda estava por vir, o percurso dentro do Parque é muito sinuoso e com uma subida constante até o Km 38. Com essa particularidade, busquei fazer as tangentes internas das curvas!!! Você não imagina a felicidade quando enxerguei essa plaquinha aí ao lado!!! Km 39!!! Era só alegria!!! Sabe qual foi o pace - vou lhe dizer: 04:58, Show de bola!!!




Contrariando a Lei de Murphy - Passei pela placa do Km 40 com o ritmo ainda melhor do que o anterior - 04:54!!! Imediatamente pensei!!! muita cautela nessa hora, tire um pouco o pé pois tá forte para o final!!! na sequência, rodei o Km 41 em 05:12 min. Vi que ainda tinha querosene no tanque de combustível para queimar!!!.



Interessante, mas, naquela altura da prova, lembrei-me de uma frase que o amigo Wilson Bomfim disse quando ele disputava a BR 135 - Edição 2013: "Nossos limites somos nós que estabelecemos".


Foto: Sandro Cabral - http://www.eucorro.com/

Já que é assim, sentei o pé na jaca para concluir o Km 42 sob o pace de 04:30. Na sequência os 195 metros foram no embalo, a famosa banguela, dando tempo até para iniciar uma despretensiosa comemoração.


Foto: Carlos Novais - http://www.eucorro.com


*** Tempo de Prova - 03:27:15 ***



Após a prova, procurei Sebastião Santos para agradecê-lo pela parceria no decorrer do percurso, entretanto, não consegui localizá-lo. Ao consultar os resultados da prova vi que ele concluiu os 42 Km em 03:48:29.


Medalha da Maratona de Foz do Iguaçu

O primeiro colocado da 7ª Maratona Internacional de Foz do Iguaçu foi o atleta João Marcos Fonseca (02:19:56); em segundo chegou Marcos Alexandre Elias (02:22:43); e o terceiro lugar ficou por conta de Fábio Mota Paiva (02:27:51).

Na Elite Feminina a primeira colocada foi a atleta Leah Jerotich (02:52:08); na sequência a segunda colocada foi Maria Bernadete Cabral (02:57:39); ficando a terceira posição por conta da corredora Ilda Alves dos Santos (03:01:20).

No quesito superação, o destaque da prova ficou por conta da Categoria Cadeirante Masculino, vencida pelo atleta Jaciel Antonio Paulino (02:43:26); e da Categoria Cadeirante Feminino, vencida pela atleta Angelina Nascimento da Silva (04:30:00).

Não menos importante, a superação também fez parte da Categoria AcD Masculino e Feminino, com os respectivos vencedores: Carlos Alberto Beltramo (03:18:20) e Edneusa de Jesus Dorts (04:41:49).

Os vencedores no Revezamento foram: Dupla Mista - Marcelo dos Santos e Shelen (02:56:32); Dupla Masculina - Rudinei Presoto e Jonh (02:33:56); Dupla Feminina - Angélica Pronsati e Keila (03:07:29).

O vencedor da prova de 11,5 Km foi João Paulo Garcia Ferreira (39:20) e no Feminino a vitória ficou com Gabriela Letícia Rocha, que completou o percurso (45:17).

A nota triste do dia foi a morte do atleta de Umuarama/PR, Celso de Moraes, 52 anos, ocorrida após o atleta passar mal no último Km da prova. O socorro foi prestado por paramédicos de duas unidades de UTI Móvel.

Ultra abraço e que os bons ventos continuem soprando a nosso favor!!!
Dionisio Silvestre

10 comentários:

  1. E ai Dionisio que bela prova essa, até fiquei com vontade de correr. Mandou bem, tempaço 3h27. Lendo, achei que fosse acelerar no 40 p 41k, mas só quem está correndo a 40k para ter ideia. Já fiz duas vezes a meia aí e ainda participarei dessa prova, não sei em qual distancia.

    Abraços
    Rodrigo Augusto
    corridaderuams.blogspot.com.br
    atletismomasterms.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rodrigo,
      Até pensei em começar a acelerar no Km 40, más, o ritmo tava tão bom que não arrisquei. Achei melhor guardar energia para gastar o último querosene no derradeiro Km (42). Obrigado pela visita e nos vemos no caminho!!!

      Dionisio Silvestre

      Excluir
  2. Dionísio,

    Venho aqui agrdecer a visita ao meu blog e pelo comentário motivador que deixou. Obrigado.
    Estou seguindo o teu blog e o adicionei na lista dos meus blogs também.
    Li atentatamento o teu relato da Maratona de Foz. E me prendi pela leveza das palavras e pelos detalhes importantes registrados com precisão e sensibilidade.
    Excelente!
    Também excelente o tempo de prova. Registrei a frase que vc repetiu "nossos limites somos nós que estabelecemnos". Isso é fundamental. Para poder fixar estes limites necessário nos conhecer.
    Linda medalha.
    Belo desafio para os 5.0.
    Parabéns!

    Julian
    www.julianrunner.com.br

    E fiz pela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Julian,
      Um dos propósitos deste espaço é compartilhar as experiências de corrida. Obrigado pelas palavras de incentivo. A frase "Nossos limites somo nós que estabelecemos" foi dita pelo Professor Wilson Bomfim (Ultramaratonista). Ultra abraço e nos vemos no caminho!!!

      Dionisio Silvestre

      Excluir
  3. Grande Dionisio,
    Adoro ler seus relatos de prova aqui. São sempre ricos em informações do evento, além de trazer muita emoção e vontade de realização. Essa prova de Foz está na minha lista pessoal já. E fico feliz que tenhas completado em tão grande estilo. Super saudável, equilibrado e motivado.
    Aproveito para parabenizá-lo pelos treinos e a proposta de desafio para o chassi 5.0. Já estou na torcida.
    Ultra abraço
    Helena
    Blog Correndo de bem com a vida
    @Correndodebem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helena,
      Com o passar do tempo percebi que algumas informações e dicas podem ser importantes para os amigos que visitam o espaço do "Correr é Pura Paixão". Assim, à medida do possível, vou ajustando o texto aqui e ali. No final, tento expressar a minha paixão pela corrida. Obrigado pelas palavras de incentivo. Quanto ao chassi 5.0, em breve estará na estrada. Ultra abraço,

      Dionisio Silvestre

      Excluir
  4. Grande Silvestre,

    Parabéns pela prova e pelo tempo, já assegurou a baia C na Comrades, vamos para Curitiba e tentaremos juntos a B.

    Aquele abraço,
    Samuel Toledo

    ResponderExcluir
  5. Samuel,
    Bem que eu gostaria irmão!!! Participar de outra maratona em tão curto espaço é um tanto temerário. Vamos fazer assim... vá lá em Curitiba e confirme a sua qualificação da Comrades (de preferência na baia C). No ano que vem a gente escolhe uma Maratona no primeiro semestre para tentar melhorar a qualificação!!! Que tal? Ultra abraço,

    Silvestre

    ResponderExcluir
  6. Parabéns por este prova amigo.

    Pesquisando sobre a Maratona de Foz de Iguaçu acabei encontrando o seu blog que já foi para o meu favoritos.

    Eu estou pensando em correr esta prova no ano que vem e gostaria de saber se a organização disponibiliza ônibus da chegada para a largada ou para os hotéis conveniados e se existe um custo para isto, pois preciso programar a viagem.

    Ah, corri a minha Comrades em 2013 também que foi um ano peculiar pelo clima anormal. A comrades realmente é uma prova sensacional e se eu tivesse condições financeiras, participaria todos os ano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. André,

      A Maratona de Foz do Iguaçu encanta aos atletas pelo seu excelente nível de organização. Há transporte gratuito para os corredores entre os seguintes percursos: a) aeroporto ou rodoviária x hotel; b) hotel x local de retirada dos kits x hotel; c) hotel x local da largada.

      No dia da prova, nos hotéis conveniados, o café da manhã é antecipado para atender aos atletas. Só não sei te informar quanto ao regresso ao hotel, após a prova, no trajeto Parque Nacional do Iguaçu x Hotel.

      Com certeza, a Comrades 2013 vai ficar marcada pelo clima atípico de muito calor e vento forte.

      Forte abraço e seja bem vindo ao "Correr é Pura Paixão".

      Dionísio Silvestre

      Excluir

Aos leitores do blog "Correr é Pura Paixão" deixo meu profundo agradecimento. Aguardo seu comentário, uma vez que a participação de vocês é de grande importância para o aprimoramento dos relatos.

Ultra abraço,

Dionisio Silvestre