terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Quem ainda não flertou com a Meia Maratona?


Quando você abandona o sedentarismo e dá os primeiros passos no rumo da corrida, o corpo reage de uma maneira muito bruta, o coração parece que vai sair pela boca, o pulmão dá indicativos que vai explodir, as pernas anunciam que vão sucumbir ao esforço, os pés, coitados, parecem pegar fogo. Em verdade, instala-se uma revolução interna em nosso corpo.

Amigos!!! - Não tem outro caminho, correr, apesar de ser o exercício mais primitivo, não é fácil, exige doses de paciência, certa dedicação, requer entusiasmo, doses diárias de disciplina e dependendo do seu objetivo, exigirá também, orientação profissional.

Neste último domingo, 16 de fevereiro de 2014, a MKS Eventos, realizou a 5ª edição da Meia Maratona das Pontes. Ao todo, 1.289 atletas completaram o percurso de 21 Km, sendo 261 mulheres e 1.028 homens.
Ponte JK - Cartão Postal de Brasília
A prova que é uma das mais belas do calendário de Brasília, ficará na memória de duas "aspirantes a maratonistas".

Kátia (794) & Lourdes (988)
Vou explicar!!! - Na semana passada, busquei homenagear dois grandes atletas que dispensam comentários. Hoje, vou direcionar a postagem para duas corredoras, Kátia Rosa, irmã querida, galho nascido da mesma árvore e Maria de Lourdes, sua inseparável companheira de corrida, que até então, apenas flertavam com os 21 Km.

Apesar do nível de dificuldade da Meia Maratona das Pontes, penso que a prova foi e será uma experiência inesquecível para as duas.

Duvida? - Acompanhe a imagem ao lado, que foi captada logo após a conclusão da prova. Olha o sorriso!!! :-)

Há algum tempo, essas duas figurinhas carimbadas, incorporaram a filosofia do "tira do sofá e bota prá correr" (literalmente). No início, como de praxe, vieram as primeiras provas de 5 Km e à medida que a revolução interna se acomodava (coração, pulmão, pernas e pés), elas foram alçando voos maiores.

Aos poucos, as provas de 10 Km e o prazer de correrem juntas, foram se tornando habituais entre as amigas. Foi quando surgiu a indagação: - Quando é que vamos correr os 21 Km da Meia Maratona?

O coração já havia amansado, o pulmão já não sofria tanto com a crise de asma, as pernas estavam fortalecidas, os pés se tornaram verdadeiras máquinas e prontos para o bom combate.

De forma organizada e sem atropelos, elas programaram seus treinos, levantaram da cama com o cantar do galo e foram treinar para a estréia nos 21 Km.

Para as mulheres é extremamente difícil conciliar uma "tripla jornada" (casa, trabalho e corrida).

No calendário de corridas da capital, havia uma meia maratona no mês de fevereiro.

- Que tal essa Meia Maratona das Pontes? Sem pestanejar, realizaram as inscrições.

Durante a comemoração do aniversário de Dona Valdelice (nossa mãe) fiquei surpreso quando Kátia me falou que iria correr a tal meia maratona. Na minha avaliação, em função das subidas, é a meia maratona mais difícil de Brasília.

Imediatamente perguntei: - Irmãzinha, tá treinando subidas? Recebi como resposta o silêncio. Retruquei: - Já vi que não, más ainda dá tempo de fazer algo. - Você está disposta a fazer um treino com subidas para que o psicológico fique fortalecido para o dia da prova? Dessa vez a resposta foi positiva.

No sábado seguinte, faltando duas semanas para a corrida, compartilhamos com os amigos "Thiago e Lourdes" um treino de 16 Km, que saiu melhor do que o esperado. No trajeto, incluí subidas e descidas e eles passaram pelo percurso sem maiores problemas.
Percurso do treino - 16 Km
Vencido aquele primeiro obstáculo, era o momento de continuar o treinamento com pequenas corridas e depois aguardar o dia da prova.

Os dias se passaram com uma velocidade absurda, quando em uma sexta feira, por intermédio do "zap zap", recebi mensagem confirmando o horário que eles (os três) passariam em minha casa, com destino ao Pontão do Lago Sul, local da largada e da chegada da prova.

Separei mochila, bermuda, camiseta, óculos escuros, tênis, meias, relógios, enfim... tudo que seria necessário naquela aventura.

Na noite de sábado para domingo, caiu um dilúvio em Brasília, fiquei receoso se o clima iria continuar conspirando na manhã de domingo. Para evitar surpresas, chegamos cedinho ao Pontão do Lago Sul. As nuvens ainda permaneciam muito escuras!!!
Largada da 5ª Meia Maratona das Pontes - Brasília
No horário programado, às 07:30h a largada da prova foi realizada. Nós quatro (Kátia, Lourdes, Thiago e Silvestre) largamos no final da multidão. A meta inicial era rodar próximo do ritmo do treino, pace entre 06:15 e 06:30. A intenção era terminar a prova de bem com a vida e com aquele gostinho de quero e posso mais!!!
Nuvens escuras no caminho!!!
No início da corrida, com muita disciplina as duas amigas respeitaram o cronometro e, Km a Km, foram começando a vencer a batalha. O sol não havia mostrado a sua face quando passamos pelo primeiro posto de hidratação no Km 3, próximo à Procuradoria Geral da República na Avenida das Nações.

Em decorrência do entusiasmo, minha irmã não conseguia parar de falar, parecia extasiada com aquele momento, fui obrigado a contê-la e avisar: - Tenha calma, pois só estamos começando, ainda falta muito pela frente.

Não tinha jeito, vez por outra, quando ela enxergava uma placa indicativa de distância percorrida, começava uma comemoração. Ato contínuo, levava outro puxão de orelha.

Vou explicar a minha atitude: - De certa forma, estou calejado com as corridas e sei o quanto é difícil você ficar entusiasmado no início e depois não atingir a meta programada. A meu entender, a comemoração é típica para o final de prova, quando tudo já está resolvido.

Diametralmente oposta, Lourdes mantinha-se resignada e confiante na corrida. Em algumas oportunidades eu perguntava se estava tudo bem e ela apenas balançava a cabeça, bom sinal, demonstrava concentração na prova.

No final da Ponte JK, com aproximadamente 10 Km de prova, entramos na ciclovia do Lago Sul. Era o momento de enfrentar a parte cruel da prova, as subidas!!! - O sol começou a querer mostrar suas garras, todavia, ficou contido pelas nuvens.

Na minha avaliação, o ponto positivo da corrida ficou por conta dos postos de hidratação, a MKS Eventos acertou em cheio quando disponibilizou copos e garrafas de água, assim, neste aspecto, só houve elogios dos participantes.

O momento crucial da prova foi enfrentar a subida mais difícil do percurso, que fica na altura do Km 17, foi necessário cadenciar o ritmo naquele trecho. Ali, tive a certeza que as duas guerreiras haviam vencido a batalha. Só não falei nada na hora, é claro!!!
Imagem: Corre pra foto
Nesse batidão, a corrida foi se desenvolvendo naturalmente. Olhei para o Garmin e verifiquei que faltava pouco menos que 2 Kms para o final da prova.

No final da corrida, cerca de 8 a 10 pessoas seguiam nossos passos, quando anunciei que as subidas haviam terminado. Já dava para iniciar uma tímida comemoração.
Dupla Dinâmica
Não demonstrei no desenrolar da prova, mas agora posso anunciar aos quatro ventos o meu orgulho ter corrido uma meia maratona ao lado de minha irmã.
Percurso da Meia Maratona das Pontes - 21 Km
Após 2 horas e 16 minutos, as duas amigas, juntas, em corpo e alma, cruzaram a linha de chegada da Meia Maratona das Pontes, desmistificando por vez os 21 Km.


*** O flerte transformou-se em Pura Paixão ***


Seção "Eu estava lá"

Como você pode notar nas últimas postagens, este espaço é destinado aos "cliques" das máquinas fotográficas e outros dispositivos que captem imagens.
Os Vencedores do dia!!!
Lourdes, Thiago, Kátia e Josilda
Quarteto Fantástico
Trio Parada Dura

Kátia, Lourdes, Silvestre, Samuel e Márcio





14 comentários:

  1. Está aí uma prova que farei um dia.
    Sucesso Dionísio

    ResponderExcluir
  2. Luiz,

    A prova é belíssima. Venha, você não vai se arrepender. A propósito, no final da prova encontrei o Danilo Confessor. Ultra abraço e obrigado pela visita!!!

    Dionisio Silvestre

    ResponderExcluir
  3. Grande Silvestre, parabéns pelo relato, parabéns também para a Kátia e para a Maria de Lourdes pois concluiram muito bem a prova e esta não é qualquer meia o seu percurso é muito dificil.
    Aquele abraço,
    Samuel Toledo

    ResponderExcluir
  4. Samuel,

    Por incrível que pareça, a Meia das Pontes também foi a minha estréia nos 21 Km em 2010. Naquela ocasião, sofri muito para concluir a prova em 01 hora e 48 minutos. Quando comparo o esforço que fiz e a forma com que Kátia e Lourdes conduziram a corrida, digo que elas tem muito potencial a explorar. Alinho-me ao teu pensamento: "o percurso é muito difícil". Forte abraço,

    Silvestre

    ResponderExcluir
  5. Dionísio,

    Que bacana a tua homenagem as estas 2 atletas. Sempre é bom ter algum objetivo a ser alcançado.
    Com certeza uma meia maratona é o caminho indicado para a maratona (inteira).
    Dá muito orgulho mesmo poder apoiar um atleta a cumprir seus objetivos ou superar uma dificuldade. Faz bem para nosso ego. Sei como se sentiu.
    Continue incentivando e motivando atletos. É muito lindo.

    Abraços,

    Julian
    www.julianrunner.com.br

    ResponderExcluir
  6. Julian,

    Um dos pilares do "Correr é Pura Paixão" é incentivar as pessoas a praticarem uma atividade física bem orientada. Fico muito alegre quando alcanço este objetivo, agora, enxergar isto em família (irmã), isto não tem preço amigo!!! Forte abraço e obrigado pelo comentário.

    Dionisio Silvestre

    ResponderExcluir
  7. Prezado Cunhado. Belo texto. Alias a sua produção esta primorosa. Parabéns pelo exemplo e incentivo que tem tornado a nossa Kátia Rosa uma pessoa melhor, tendo como fio condutor o esporte, principalmente a corrida. Vejo que além de gestor, jurista e atleta, está evidente sua veia jornalística, aqui demonstrada com muita competência, assim como se verifica em tudo o que você se propõe a fazer. Grande abraço
    Wagner

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí cunhado!!!

      Primeira oportunidade por estas bandas hein!!! Você não sabe o quanto fico alegre em receber os comentários das pessoas que fazem a diferença em nossas vidas. A leitura do texto é isso mesmo, através da atividade física, neste caso, a corrida, conseguimos traçar metas e alcançá-las com perseverança e disciplina, daí, direcionar esses ensinamentos para o dia a dia... é um pequeno passo. Obrigado pela visita, volte outras vezes e parabéns para Maria de Lourdes e Kátia Rosa.

      Dionisio Silvestre

      Excluir
  8. Mano querido, ao longo da nossa história em família, você vem sempre se destacando em tudo que faz,gerando como saldo, o acúmulo de importantes vitórias na vida pessoal. Aproveito esse momento para te parabenizar por todas as conquistas sempre muito merecidas e pra te agradecer por ter sido o meu PERSONAL IRMÃO, antes, durante e depois dos 21 km. Contar com a companhia de alguém tão estudioso, solidário, criativo e sensível como você foi um presente e fez toda diferença nessa trajetória rumo aos 21 Valeu muleke!!!!
    Kátia Rosa Azevedo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Irmã,

      A recíproca é mais que verdadeira. A propósito, adorei o vocábulo: "criativo". Quem sabe com um pouco mais de ousadia e criatividade, eu consiga transmitir realmente toda a paixão e emoção que tenho pelo movimento do corpo. Já comecei a refletir sobre isto: "sobre como transmitir esta paixão e emoção pela corrida". Não posso me furtar em não divulgar essas experiências. Ultra abraço e parabéns pela estréia triunfal nos 21 Km!!!

      Dionisio Silvestre

      Excluir
  9. Parabéns a Katia e Lourdes por ter transformado em realidade o planejado. É muito gratificante cruzar a linha de chegada.
    Parabéns a você também pelo incentivo que você deu a elas. Isto me lembra das duas vezes que você me apoiou, umas nas 24 horas do RJ e no desafio nas montanhas. Peço a Deus que te retribua em paz e saúde estas ações. Se precisar estarei a sua disposição. Um grande abraço.
    Wilson Bomfim

    ResponderExcluir
  10. Mestre Bomfim,

    Que bacana seu comentário, são essas respostas que tanto me impulsionam a retribuir as palavras de incentivo que recebo. As duas grandes experiências que você citou (24 horas e Ultramaratona das Montanhas - BR 135) elas tem um significado especial e estão gravadas em minha memória. Obrigado pela oportunidade!!! Vida longa mestre Bomfim!!!

    Silvestre

    ResponderExcluir
  11. Caro Júnior,

    Antes mesmo de conhecê-lo pessoalmente já o admirava pelas suas conquistas como corredor de longas distâncias. É que Káthia sempre comentava suas ultras aventuras. Sempre gostei muito de atletismo e há alguns anos vi na corrida a oportunidade de resgatar aquele sonho de um dia ser atleta e que, por razões alheias a minha vontade havia ficado guardado lá no fundinho do coração.
    Quando conheci Káthia, encontrei mais que uma amiga. Encontrei uma fiel e destemida parceira para desbravar quilômetros e quilômetros de aventura no asfalto.
    Penso que a Meia Maratona das Pontes teria sido uma grande aventura, quiçá desastrosa se não tivéssemos contado com expressiva assessoria. 'Você se refere a minha concentração na corrida, confesso que na verdade eu estava era tentando acreditar que nossa estreia na meia maratona estava realmente acontecendo e, o melhor sob os cuidados e suporte do ultramaratonista "personal irmão" de minha amiga. Tentava guardar cada informação e, se conseguimos cruzar a linha de chegada com algum conforto devemos muito ao incentivo, cuidados e orientações durante todo percurso. Foi um privilégio viver esta experiência. Por tudo isto, o meu muito obrigada e que venha outras e outras meias maratonas até a gente conseguir completar uma maratona inteira!!!!

    Lourdes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lourdes,

      Olha!!! me emocionei ao ler o seu comentário. De fato, foi uma experiência incrível e renovadora, digna de ser guardada em um cantinho especial da memória. Refletindo sobre o que acabou de escrever: "eu é que tenho que agradecer pela oportunidade de compartilhar os 21 Km da meia Maratona das Pontes". Ultra abraço e que os bons ventos continuem a soprar a nosso favor!!!

      Junior

      Excluir

Aos leitores do blog "Correr é Pura Paixão" deixo meu profundo agradecimento. Aguardo seu comentário, uma vez que a participação de vocês é de grande importância para o aprimoramento dos relatos.

Ultra abraço,

Dionisio Silvestre