quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

A importância da vivência esportiva!!!

No último domingo, 07 de dezembro de 2014, participei da Corrida da Justiça, na cidade de Foz do Iguaçu, Paraná, onde tive uma experiência inesquecível, quando compartilhei o percurso de 10 km com minha esposa, embora em ritmos distintos.

Hoje, separei uma sequência de 3 fotos, diga-se, muito interessante, que foram compiladas da página Pomare Empório Alimentação e Restaurantes, uma das empresas colaboradoras da primeira edição da Corrida da Justiça.

Penso que o episódio ocorreu assim: - Após a largada, o silêncio reinava nas adjacências da arena montada, percebendo o marasmo na linha de chegada, um jovem atleta (até aqui anônimo), resolveu otimizar seu treinamento de corrida, quem sabe para suas chegadas triunfais, no futuro.


Atento ao que acontecia, o fotógrafo (também anônimo), em um momento único, mágico e sublime, com muita perspicácia, conseguiu captar a sequência de imagens. Confiram!!!
Imagem compilada da página da Pomare Empório
Imagem compilada da página da Pomare Empório
Imagem compilada da página da Pomare Empório
A sequência de fotos já bastava para aquilatar a importância da vivência esportiva às crianças, mas o leitor atento aos detalhes, deve ter percebido que o menino vestia a camiseta de FINISHER (uma mensagem subliminar sem igual).

No curso da reflexão, busquei auxílio na página Educar para Crescer, compilando pequeno trecho, que versa sobre a importância da vivência esportiva na educação.
[...] 
vivência esportiva é uma poderosa oportunidade para a Educação. Habilidades necessárias aos esportistas, como raciocinar, exercitar a memória e compreender situações, linguagens e estratégias ajudam na aprendizagem em sala de aula, mas os benefícios também são sociais e emocionais. 
"O esporte bem conduzido pode ser um instrumento de formação da personalidade e do caráter das crianças. E o melhor: de maneira prazerosa", diz o professor Roberto Rodrigues Paes, professor da Faculdade de Educação Física da UNICAMP. 
No futebol, por exemplo, aprendemos a importância do trabalho em equipe, do controle emocional, da disciplina, da perseverança - habilidades importantes não só para o sucesso escolar, mas para a vida, e cada vez mais valorizadas pelo mercado de trabalho.
[...] 
Para encerrar, deixo um pedido aos leitores, que eventualmente conheçam nossos protagonistas (jovem atleta e fotógrafo), para que indiquem seus respectivos nomes, usando o campo dos comentários, que fica no final da postagem.

Ultra abraço e nos vemos no caminho!!!

Dionísio Silvestre

4 comentários:

  1. Respostas
    1. Em mais uma oportunidade, me deparo com o embate "coincidência ou destino". As imagens são substanciais, a leitura, sensibilidade e percepção do fotógrafo únicas. Assim, não poderia me furtar e não descrever a cena. Ultra abraço e obrigado pela visita.

      Dionísio Silvestre

      Excluir
  2. Respostas
    1. Samuel,

      A cada oportunidade que componho uma resenha, faço com a intenção de registrar as inesquecíveis e maravilhosas experiências que a "corrida de rua" proporciona a nós amantes do esporte.

      Sem receios de errar, penso que as imagens captadas, ficarão eternamente na memória.

      Ultra abraço e no vemos no caminho!!!

      Dionísio Silvestre

      Excluir

Aos leitores do blog "Correr é Pura Paixão" deixo meu profundo agradecimento. Aguardo seu comentário, uma vez que a participação de vocês é de grande importância para o aprimoramento dos relatos.

Ultra abraço,

Dionisio Silvestre