quarta-feira, 30 de abril de 2014

Pausa para a Maratona de Foz do Iguaçu.

Postado em 

O Sistema Fecomércio Sesc Senac Paraná e os parceiros que promovem a Maratona Internacional de Foz do Iguaçu resolveram transferir para 2015 a sua oitava edição.

O Sesc, a prefeitura de Foz, a Itaipu Binacional, o Parque Nacional do Iguaçu concordaram de forma unânime que o congestionado calendário do segundo semestre deste ano inviabiliza a realização do evento.
Devido à realização da Copa do Mundo, diversas provas foram reagendadas para a segunda metade do ano. Só no período em que estava prevista a edição de Foz do Iguaçu, existem sete maratonas a ser corridas em apenas 35 dias no país.
Em 2015, a VIII Maratona Internacional de Foz do Iguaçu deverá ser uma das principais atrações do circuito nacional, conforme compromisso já firmado em conjunto pelos realizadores da prova, que é considerada a mais acolhedora do calendário e referência em responsabilidade ambiental. A previsão é que a prova aconteça no dia 27 de setembro de 2015 (a confirmar).

************************************
***********************
*********

quarta-feira, 9 de abril de 2014

En este Maratón no correrás solo!!!

Na semana da viagem para Santiago, fiquei receoso com as primeiras notícias sobre os fortíssimos terremotos que sacudiram o norte do Chile. Apesar da distância da capital chilena para a região de Arica (2.000 Km), Iquique (1.800 Km) e Antofagasta (1.400 Km), locais próximos ao epicentro dos abalos, tinha dúvidas a respeito das condições para a plena realização dessa edição da Maratona de Santiago.
Plaza de la Ciudadania
Na quinta-feira pela manha, ao acessar o site oficial da prova, enxerguei a frase: "Estamos listos", ou seja, mesmo diante da catástrofe, a organização da prova dizia-se pronta para o evento. Outro aspecto importante foi a atitude do Diretor da Prova - Fernando Jamarne, quando compartilhou a mensagem de alento da AIMS - Association of International Marathons and Distance Races.
Querido  Fernando,

He tenido noticias del sísmo de 8,2 grados en la escala Reichter ocurrido esta misma mañana en Chile; como ocurre en un país tan bien preparado para este tipo de desastres naturales, vuestros dirigentes han tomado las medidas correspondientes haciendo que los daños sean mínimos y el orden no haya sufrido alteraciones importantes.

Este próximo domingo tenéis programada la edición del Maratón de Santiago, prueba que ha adquirido a lo largo de estos años una fama internacional deportiva y organizativa; espero y deseo que el suceso mencionado no impida que se celebre esta competición de la cual estoy seguro que todo Santiago se siente orgulloso. Es evidente que esta decisión estará basada en las circunstancias que rodean a la catástrofe, pero estoy seguro de que eventos de este tipo, si el apartado material lo permite, generan en la población un sentimiento de orgullo y de capacidad ciudadana de enfrentarse a las dificultades y vencerlas aunque sea indirectamente.

En nombre de AIMS y de todos los directores de carrera de nuestra asociación, recibid todo el equipo organizador nuestro afecto y nuestro ánimo para hacer de la edición 2014 otro éxito del Maratón de Santiago.
  
Un abrazo de parte de todos,
Paco Borao
President of AIMS 

Igualmente, e-mails foram enviados pela organização, desejando sucesso aos participantes e divulgando a "Expo Running", que foi realizada no "Centro Cultural Estacion Mapocho", que diga-se de passagem, foi muito bem organizada, com inúmeros "stands" divulgando materiais esportivos, suplementos alimentares, enfim, um show!!!
Centro Cultural Estacion Mapocho
Para os amigos e familiares que permaneceram no Brasil, também foi divulgado o aplicativo para que eles pudessem acompanhar os atletas no decorrer da prova, ou seja, apesar dos episódios dos terremotos, havia toda uma concentração de esforços para assegurar a realização da prova.

Era hora de começar a preparação mental para a viagem, imaginando todos os detalhes importantes da corrida, era hora também da montagem da mochila, separar apenas os apetrechos essenciais, material de higiene pessoal, algumas mudas de roupa para frio, passaporte, cartão de vacina, smartphone, dinheiro - em resumo: na mochila só caberia o indispensável.

Aqui deixo minhas indagações: - Em alguma oportunidade você já foi correr uma prova longe de casa, imbuído do espírito mochileiro??? - Nesta condição, o que realmente é indispensável?

Na sexta-feira, 04.04.14, apesar do atraso na decolagem, o voo entre Guarulhos e Santiago foi extremamente tranquilo, céu de brigadeiro. Ao chegar ao Aeroporto Internacional Comodoro Arturo Merino Benítez, em Santiago, encontrei dois amigos de Brasília: "Fábio e Luciana", ele também correria os 42 Km e ela enfrentaria os 21 Km da Meia Maratona.

Depois de uma breve conversa, me despedi e fui procurar o Hotel Serrano - Centro, de localização muito privilegiada, uma vez que estava a 800 metros do Centro Cultural Casa de la Moneda (local da largada) e a 1.700 metros do ponto de distribuição dos kits - no Centro Cultural Estacion Mapocho.
Centro Cultural Casa de la Moneda
Sem perder tempo, fui caminhando para retirar o kit da prova. Apesar da pouca distância, passei por verdadeiros cartões postais da cidade. Confiram as imagens!!!


Enquanto caminhava, analisava a rotina diária do povo chileno. À noite, quando pude assistir às reportagens sobre os terremotos, me surpreendi com as entrevistas das pessoas que foram afetadas pela catástrofe. Ao serem entrevistadas, diziam que estavam reconstruindo a vida.
Carabineiros de Chile
Pode parecer "utopia", mas, frente a tamanha adversidade, o debate prioritário entre os chilenos referia-se ao tema "construções anti sísmicas", tal qual o modelo existente no Japão. Penso que é a maneira deles aceitarem que a natureza continuará soberana e que abalos de maior ou menor intensidade, continuarão a acontecer. É vida que segue!!!
Plaza de la Constituicion
Naquela mesma sexta-feira, às 23:26, acordei muito assustado com as ondas de choque, reflexas do terremoto que naquele instante ocorria nas cercanias da cidade de Valparaíso, que por sua vez, fica a 120 Kms de Santiago. Quando comentei com a família sobre essa experiência, a engraçadinha da minha irmã, me mandou a seguinte mensagem: "mano, sai daí agora e vem pra cá correndo"!!!

Direcionando o foco para a prova, ao analisar a altimetria do percurso, programei minha estratégia de corrida, dividindo-a em 3 fases. Na fase inicial pretendia correr no ritmo de 04:40 min/km, até o Km 20, tendo em vista a pouca oscilação entre descidas e subidas.

O trecho intermediário, correria dentro do ritmo possível, uma vez que existe uma subida interminável, que fica entre os Kms 20 e 32.

Se até ali tudo estivesse dentro do programado, nos demais 10 Km, pretendia melhorar ou retornar à meta de 04:40 min/km, acreditando sobretudo na descida.
Percurso da prova
Aproximando-se o momento da largada, o locutor solicitou a atenção das pessoas presentes, fez o pronunciamento oficial da Maratona de Santiago em relação às sete pessoas que faleceram nos terremotos, homenageando-as com 1 minuto de silêncio.

Nessa atmosfera não desejada e com um pequeno atraso de 5 minutos, a largada para a Maratona foi realizada às 08:20, o sol estava totalmente contido pelas densas nuvens, fazia muito frio, algo em torno de 6° C, que para o calango do cerrado é uma temeridade.

Pelos números divulgados, para as três provas: 10 Km, 21 Km e 42 Km, estavam reunidos na Plaza de la Ciudadania, atletas de 90 países, totalizando 25.500 corredores.
06.04.14 - Maratona de Santiago
Após a largada, meu primeiro km foi contaminado pelo ritmo de prova do amigo Fábio Machado, que, um pouco antes, na área de concentração dos corredores, havia dito que pretendia correr a Maratona de Santiago sub 3 horas.

A título de brincadeira, comentei que correria lado a lado os primeiros 195 metros e os 42 kms restantes seguiria no meu ritmo próprio.

Brincadeiras a parte, sequer consegui me aproximar do calcanhar do amigo, todavia, me assustei quando o relógio mostrou meu pace inicial - 04:13 min/km - algo muito à frente do ritmo de 04:40 que eu pretendia. Estratégia Kamikaze com o chassi 5.0 é suicídio!!! O jeito foi pisar no freio imediatamente.

Diante do frio extremo, parecia que o corpo não transpirava e a hidratação ficou em segundo plano, especialmente porque a água e o gatorade eram servidos em copos abertos. Não demorei muito para me acostumar, é o princípio da seleção natural, ou se adapta ou vai sucumbir. Prefiro a primeira hipótese!!!

Fiquei impressionado com o povo chileno que naquele frio extremo, foi as ruas para prestigiar os corredores. A todo instante, em cada esquina, lá estavam. A Bandeira do Brasil estampada em minha polera (camiseta) me proporcionou muita alegria!!! por onde passei recebi o carinho dos chilenos que gritavam "animo Brasil".

Planejar é uma coisa e correr é outra. Minha fase inicial de prova foi na ponta do lápis, ou seja, foi uma sucessão de kms muito bem corridos e com pouca variação de tempo.

No segundo trecho, as coisas não andaram muito bem, aos poucos, meu ritmo foi caindo lentamente, a musculatura posterior da coxa demonstrava certo grau de fadiga, apesar da ótima distribuição de água e gatorade, o gel de carboidrato de pouco adiantava, o frio continuava a maltratar e a meta de 04:40 min/km estava indo pro brejo.

O jeito foi curtir um pouco a festa, especialmente quando passava ao lado dos palanques que foram montados ao longo do percurso. Não há como esquecer as músicas locais que foram tocadas pelos artistas para entreter a população e os corredores.

Ao diminuir a velocidade, brinquei com uma galerinha de 5 ou 6 crianças, que estendiam os braços e colocavam as mãos para serem tocadas pelos corredores; vendo aquela cena, me curvei um pouco e saudei-os tocando a palmas das mãos. Usando o recurso da onomatopéia, foi bem asssim "clap, clap, clap, clap, clap e clap".

Em seguida, recebi minha recompensa: "uma sonora gargalhada de crianças".

Foi quando surgiu a descida salvadora. Aqueles últimos 10 kms seriam a redenção, forcei o ritmo novamente e voltei à programação estratégica, todavia, eu não contava com a astúcia e rebeldia da musculatura posterior, que a partir do Km 38, passou a me dar pequenos avisos, prenunciando a falência total.


O emblemático Km 38
Para nós, corredores amadores, é evidente que a corrida não é um meio de vida, talvez um estilo ou filosofia, que busca propiciar qualidade de vida. Com este pensamento, quase igual a um "mantra", enfrentei os últimos 4 kms da prova.

Será que valeria a pena continuar acelerando e faltando pouco para a linha de chegada, me imobilizar em câimbras ou deveria continuar com os meios possíveis, como o fiz, e por via de resultado, concluir aqueles 42.195 metros da Maratona de Santiago em:

*** 03:22:20 ***

Lembra do amigo Fábio Machado, que me confidenciou que correria sub 3 horas. É com grata satisfação que venho informar que "The Flash" cumpriu com a promessa. Em uma pontualidade britânica, concluiu a prova em 02:59:20. Esse carinha é fera!!!

De igual sorte, Luciana Sobreira, completou os 21 Kms sobrando (desculpe o trocadilho). A rigor, a guerreira arrematou a Meia Maratona em 01:51:16. Bom demais!!!

O final da festa foi literalmente dos Africanos. No masculino deu Beraki Beyene, da Eritreia, com o tempo de 02:11:50.

No feminino, Emily Chipkorir, do Kenia, cruzou a linha de chegada em primeiro lugar, com pouco mais de 02 horas e 35 minutos.
"Los Perros de Santiago" - Foto: Run 4 Life
Quando desembarquei no Aeroporto do Galeão, corri para acessar a página dos resultados da prova; procurei, procurei e não encontrei o meu resultado. Comentei com o Fábio e com a Luciana e ironicamente eles disseram: "é porque você cortou caminho"!!!

Um pouco chateado, encaminhei e-mail para a organização da prova, informando o ocorrido, mas pensando bem, não posso desprezar a tremenda lição de vida que o povo chileno demonstrou nessa minha rápida passagem pelo país. É desproporcional a minha preocupação, diante do drama recorrente deles. É vida que segue!!!

Por outro lado, o barato de tudo isso é que: passado esses momentos de euforia pela prova, a vida retorna à normalidade e assim, de novo, nos deparamos com nossos dramas pessoais de vida.

Então vamos lá: "táxi na madrugada, check-in no aeroporto, café meia boca, sala de espera, várias horas de voo, retirar a bagagem, táxi novamente, cheguei em casa"!!!

Ultra abraço,

Dionísio Silvestre


************************************************
*******************************
**************

Durante 10 dias, tentei manter contato com os organizadores sobre a falha de cronometragem, foram duas correspondências eletrônicas infrutíferas, sem respostas. 

Mudei a linha de ação e resolvi manter contato com a CHRONOTRACK, empresa que fez a cronometragem da prova, mantive a linha de argumentação e desta oportunidade encaminhei o link do GPS para confrontar com os dados registrados pela empresa.
42 Km - Maratona de Santiago
Para minha total alegria, bastou aquele único e-mail para que eles acatassem as argumentações e atualizassem a página de resultados. No mesmo dia, eles encaminharam correspondência eletrônica informando que meu resultado já constava na página oficial da Maratona de Santiago.

Bom demais da conta!!!

Resumo da ópera: "com persistência, com bom nível de argumentação e acima de tudo, graças ao idolatrado "GPS", mais uma meta foi alcançada".

*********************************************************
***************************************
*************************

No mesmo modelo de outras postagens, com a autorização do amigo Nilo Resende, do site Companheiros de Corrida, estou reproduzindo dois vídeos para demonstrar a atmosfera que envolveu a Maratona de Santiago.



Neste primeiro vídeo, Nilo Resende busca demonstrar a impressionante estrutura montada para abrigar a "Expo Running".

Não menos importante, 0 segundo vídeo demonstra o dia da prova, a atmosfera contagiante do povo Chileno. Confira!!! penso que você vai gostar!!!


Para os amigos que desejam uma excelente leitura sobre a Maratona de Santiago 2014, também sugiro uma passadinha pelo site do nosso Companheiro de Corrida.