segunda-feira, 11 de maio de 2015

Are you ready? - Not yet!!! - So, let's go run

Vocês estão prontos? - Ainda não!!! - Então corram, porque faltam 20 dias para a tão sonhada Comrades Marathon 2015 e neste último domingo, dia das mães, os cinco guerreiros: Eduardo Rodrigues, Wilson Bomfim, Samuel Toledo, Dionísio Silvestre e o novato Sérgio Carvalho, integrantes da Equipe Bsb Parque, realizaram o  ultra longão, ou seja: aquele apronto final para mais uma aventura.

A princípio, a meta planejada era percorrer 65 km, auxiliados por carro de apoio, subindo e descendo ladeiras, em estrada que possui altimetria semelhante ao que encontraremos nos 87,3 km entre as cidades de Durban e Pietermaritzburg, na África do Sul.

Às 05:50 da matina, nos reunimos no estacionamento do Supermercado Pão de Açúcar, localizado no início do Lago Norte. A temperatura indicava que teríamos um dia de sol forte, o que por si só, acentua o nível de dificuldade do treino.
Silvestre, Sérgio, Eduardo, Eduardo, Samuel, Fernandes e Bomfim

Aproveitando que o "Pelotão" estava alinhado, nosso fotógrafo Fábio Machado, que também conduzia o carro de apoio, capturou uma imagem que possuí uma mensagem subliminar sem igual, confiram:
Foto: Fábio Machado
Por falar em carro de apoio, é interessante demonstrar a importância da logística e o quão preparados nos lançamos aos treinamentos de longa duração. A rigor, nosso carro de apoio segue abastecido com muita água, boa dose de gatorade, água de coco + soro de reidratação, frutas e alimentos de fácil digestão, sem contar com os "veneninhos" que cada atleta costuma utilizar no dia a dia. Veja a foto abaixo:

Carro de Apoio Bsb Parque
De forma natural, no decorrer do domingo, nossos destaques ficaram por conta de dois camaradas que dispensam comentários:

Em primeiro plano Wilson Bomfim, que está a um passo do Green Number Club na Comrades, ou seja, o amigo completará sua 10ª participação na prova e no decorrer do treino, completou 50 km em dois turnos, ou seja, 44 km inicialmente e depois + 6 km.
Foto: Fábio Machado
Em segundo instante e não menos importante, Eduardo Rodrigues, decano da Equipe Bsb Parque, pela intensidade e força com que encarou o ultra longão, em resumo, ele pulverizou 61 Km, em 05 horas e 34 minutos, o que nos dá o ritmo de 05:29 min/km e pasmem, sob sol forte e ingrata altimetria (ganho de elevação: 1188 metros e perda de elevação: 1194).
Foto: Fábio Machado
Ainda na condição de destaque, figurou Samuel Toledo, que percorreu 53 km em dois trechos, o primeiro de 41 km, em 03 horas e 36 minutos, ritmo médio de 05:16 min/km e o segundo trecho de 12 km, em 01 hora e 09 minutos, perfazendo pace médio de 05:42 min/km. Penso que o guru vai detonar na prova!!!
Foto: Fábio Machado
Na condição de grata surpresa, Sérgio Carvalho, o novato da Equipe, apresentou suas credenciais, de sorte que não tenho dúvidas que o estreante triunfará na sua primeira Comrades. Quanto aos registros do treinamento, lamento informar que estão sob segredo de justiça, aguardando eventual liberação dos dados do Garmin.
Foto: Fábio Machado
Quanto ao "Quelônio do Cerrado", acompanhei os "titans" lado a lado, até a metade da meta planejada, neste caso 32,5 km e depois, fazendo jus ao apelido, empreendi corrida solo, até alcançar 61 km, em 06 horas e 15 minutos, no ritmo de 06:09 min/km.
Quelônio na estrada
Ademais, gostaria de enaltecer a parceria e a dedicação de três figuras carimbadas no mundo das ultras: Fábio Machado (fotógrafo e motorista); Eduardo Santana (pacer) e Ornaldo Fernandes (Pacer e apoio), que se dispuseram, em pleno dia das mães, a nos acompanhar e apoiar durante a missão. Vida longa guerreiros!!!

Para concluir, compilei as imagens que foram capturadas pelo fotógrafo de plantão Fábio Machado e montei vídeo para servir como fonte de inspiração nestes derradeiros 20 dias. Assistam!!!

Ultra abraço e nos vemos no caminho!!!

Dionísio Silvestre

6 comentários:

  1. Amigos, respondendo a pergunta, acho que estamos quase prontos, temos ainda alguns dias para polir nossa preparação e planejar nossa corrida de forma realista e todos os objetivos traçados dentro desta realidade serão alcançados.

    O treino foi maravilhoso e as condições acho que mais desafiadoras que na prova.

    Aquele abraço,

    ResponderExcluir
  2. Amigos,

    O treino do último domingo, 10 de maio, foi extasiante principalmente no que tange à dificuldade do percurso - muitas subidas e descidas - e ao companheirismo de todos que participaram. Foi a primeira experiência que tive do gênero e espero que ocorram outras.

    Quanto a mim estar pronto para a Comrades, não sei responder. Contudo, posso afirmar que, independente do sucesso ou não da minha empreitada que é terminar a Comrades, o balanço final será positivo devido à dedicação com que me empenho no projeto e, acima de tudo, à oportunidade e honra de conhecer pessoas interessantes na trajetória.

    Obrigado por tudo.

    Sergio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sérgio,

      Seja muito bem vindo à Equipe Bsb Parque, um grupo onde a camaradagem e alegria impera em grande estilo. No que se refere ao treino de domingo, sentimo-nos recompensado quando nossas sementes germinam naturalmente. A propósito, você é fera camarada!!!

      Quanto a estar preparado para o bom combate da Comrades, não tenho dúvidas que você, além de possuir o DNA dos Ultramaratonistas, vai triunfar na Rainha das Ultramaratonas.

      Ultra abraço e nos vemos no caminho!!!

      Silvestre

      Excluir
  3. Dionísio, correr com um grupo tão comprometido e unido deve ser sensacional. Parabéns a você e sua turma. Desejo sucesso a equipe na Comrades 2015. Tem tudo para ser mais uma prova fantástica.
    abraço
    Helena
    Blog Correndo

    de bem com a vida

    Twitter

    @Correndodebem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Helena,

      Agora você compreende o motivo porque me encantei pelas corridas de longa duração. Penso que o convívio com esta galera maravilhosa me impulsionou em direção a sonhos jamais imaginados.

      Em nome da Equipe Bsb Parque, agradeço as palavras de incentivo.

      Ultra abraço e nos vemos no caminho!!!

      Dionisio Silvestre

      Excluir

Aos leitores do blog "Correr é Pura Paixão" deixo meu profundo agradecimento. Aguardo seu comentário, uma vez que a participação de vocês é de grande importância para o aprimoramento dos relatos.

Ultra abraço,

Dionisio Silvestre